terça-feira, agosto 04, 2009


Aproveite a vida!

4
Por que todo mundo fala tanto no amor?
Por que esse sentimento é sempre tão engrandecido e divulgado? Sempre tema central de novelas, filmes, livros...
Por que nos ensinam desde crianças que se deve esperar encontrar a pessoa ideal e ter o seu próprio "felizes para sempre"?
Será que é certo vivermos acreditando que um dia teremos o nosso próprio final feliz? Ou isso serviria apenas para nos decepcionarmos e acabarmos frustrados com a vida que temos?
A verdade é que eu não sei.
Eu não sei a resposta para nenhuma dessas perguntas e admito que isso me deixa um pouco frustrada às vezes.
Afinal, a maior parte de nossa vida não sabemos o que esperar.
O que esperar das pessoas, o que esperar do futuro, o que esperar da vida...
Mas todo mundo espera que a gente tenha um bom emprego, se case, forme uma família e seja tremendamente feliz.
Se tudo isso acontecer, tudo bem. Mas e se isso não acontecer? E se nada disso acontecer? Você vai se achar um perdedor?
A verdade é que não queremos qualquer emprego, não queremos qualquer casamento, não queremos qualquer família, não queremos ser um pouco felizes, queremos ser absolutamente felizes, queremos sempre o melhor!
E se você não encontrar o melhor? O que se deve fazer? Se contentar com o mais-ou-menos?
Você aceitaria o mais-ou-menos?
Mas e se na realidade o 'melhor', o 'perfeito', não existir?
O que eu estou tentando dizer é: será que realmente pode existir um amor perfeito? uma vida perfeita?
E se não existir, e você tiver crescido com o mundo te ensinando a esperar por eles, você vai se contentar construindo uma vida de aparências?
Eu realmente acho que eu não poderia. Por vezes pra mim é tudo ou nada! Preto no branco. Eu não aceitaria menos do que eu acredito que eu mereço. Você aceitaria?
Às vezes eu penso que o amor entre homem e mulher, entre um casal, não deveria ser tão cultuado como é. Talvez se as pessoas adimitissem que os relacionamentos são baseados em laços de conveniência, seria mais fácil.
Mas não. Eles incutem na cabeça de todo mundo - nos deixando meio pirados - que o amor existe, que um dia você vai encontrar a pessoa que estava esperando por você, a sua 'metade da laranja', que ridículo!
A verdade é que as pessoas traem, magoam uns aos outros, os relacionamentos esfriam, desgastam, as metas dos dois - que antes pareciam tão ligadas - se distinguem. As coisas mudam.
Você conhece realmente a pessoa e tudo muda.
O mundo deveria ser mais honesto.
Ninguém é perfeito. As coisas nem sempre vão ser como você quer. Todo mundo vai te magoar mais cedo ou mais tarde.
Mas as coisas são assim mesmo, ninguém disse que a vida seria fácil, não é?
E afinal, o perfeito é chato demais! É tudo certinho demais, previsivel eu diria. A graça é exatamente essa! Não saber o que esperar. Arriscar. Tudo depende do quanto você arrisca. Às vezes, para ser feliz é preciso que você arrisque, jogue tudo pro alto.
Então, o que eu realmente acho, é que você tem que buscar a sua felicidade, a sua verdade.
Se ela está nos relacionamentos, você pode se decepcionar, começar, terminar e recomeçar um monte de relacionamentos, e manter a esperança.
Acreditar na magia. E mesmo começando e terminando um monte de relacionamentos você vai ser feliz se são os relacionamentos que te completam.
O que eu quero dizer é que não podemos esperar e simplesmente acreditar que a felicidade vai bater a nossa porta. Temos que buscá-la. Diariamente.
Temos que aproveitar a vida! Fazer coisas que nos dão alegria e que proporcionam alegria aos outros e não nos contentarmos com uma vidinha mais-ou-menos.
A vida é curta. O tempo passa. E só o que restam são as lembranças.
Então viva o hoje, com alegria pelo passado e esperança no futuro!
E mesmo que muitas vezes o mundo te decepcione, não desista dos seus sonhos! Se agarre a eles, porque sem objetivos, metas e sonhos, você não vive; você vegeta, e os sonhos, a esperança nos seus sonhos, te faz viver. E afinal, é disso que se trata: VIVER!
Viva, sonhe e acredite!
E o universo conspirara...

4 comentários:

Unknown disse...

Van vc é inacreditavelmente incrivel demais... você tem dom pra muitas coisas pra tudo... suas palavras acalmam e me fazem refletir diante de tudo de errado e certo que ja fiz... Você é unica e incrivel, posso te fazer um pedido?

pode falar de amizade no seu proximo tema?

Eu preciso de coisas para me fortalecer e ser melhor e parar de ser tão horrivel, please? ;)

Te Amo

Vinicius disse...

Vanessa no meu ponto de vista o maior mal do ser humano está na busca pelo absoluto. Essa busca o leva a situações ruins, mas essa busca nasce da falta de sentido, criando no ser humano uma fixação sobre algo, ou alguém; nascem os afetos. Talvez a vida seja conjecturar e aprender cada vez mais sobre si e sobre o mundo. Ótimo dia. Abraço.

P.s: Deixo o convite para que conheça o Folhas Avulsas. Será bem vinda.

R.Vinicius

Guta Lepste disse...

Oi Vanessa, gostaria de convida-la a conhecer meu bloguito :)
espero q goste
bjokas guta

Erica Ferro disse...

"O que eu quero dizer é que não podemos esperar e simplesmente acreditar que a felicidade vai bater a nossa porta. Temos que buscá-la. Diariamente."

Concordo plenamente.
Eu AMEI seu texto.
Parabéns pelo seu blog, viu?
Você escreve muito bem!

Postar um comentário